António Vasques torna-se Mestre Nacional!

By Unknown on segunda-feira, novembro 12, 2012

Filed Under:

Com a chegada da lista de elo de Novembro 2012, o jovem sub20 do Grupo Desportivo Diana tornou-se no mais recente MN (mestre nacional) após estar seis listas acima dos 2200. Eis as listas que o atleta ficou activo:
Novembro 2012 -> 2218
Outubro 2012 -> 2218
Setembro 2012 -> 2218
Agosto 2012 -> 2214
Julho 2012 -> 2214
Setembro 2011 -> 2200

António Vasques - 1ª Divisão

O nosso clube disponibiliza agora uma entrevista para conhecer melhor o nosso jogador e campeão nacional de jovens no escalão de sub20 de partidas clássicas:

1ª Pergunta: Dado que és um novo reforço para esta época 2012/2013, o que é que pensas do clube e dos seus objectivos pelo pouco tempo em que cá estás?
Estou muito contente com toda a organização do clube e conhecendo grande parte dos jogadores sei que me irei dar muito bem por aqui. Os objectivos do clube coincidem com os meus o que pesou bastante na minha decisão para me mudar para o Diana.

2ª Pergunta: A nível individual, quais as melhorias que consideras significativas no teu ingresso no GD Diana?
Com a minha vinda para o GD Diana vou ter companheiros de equipa com um nível de xadrez mais elevado e que com certeza vão ser muito relevantes na minha evolução durante os próximos anos.

3ª Pergunta: Quais são os teus objectivos para esta época a nível individual e colectivos?
A nível individual gostaria muito de chegar a mestre FIDE o mais rapidamente possível e sei que com o apoio que o clube me disponibiliza é possível. 

4ª Pergunta: Agora que és Mestre Nacional, quais são os passos que consideras essenciais para seres Mestre Fide?
Penso que o trabalho e a prática são elementos cruciais para lá chegar e como tal vou tentar estar activo e trabalhar o mais possível.

5ª Pergunta: Pretendes tornar-te o 4º GM português, tendo em conta a actualidade?
Até me tornar GM ou ter esse objectivo em vista ainda há muito caminho para percorrer e de momento há jogadores que estão muito mais perto de alcançar essa marca do que eu.

6ª Pergunta: Quais são os teus ídolos a nível nacional e internacional?
A nível nacional o IM Rui Dâmaso sempre foi dos meus jogadores preferidos pelo seu conhecimento e talento mas também pelo seu estilo de jogo que coincide em muito com o meu.
Internacionalmente tenho gostado muito de ver as partidas do GM Alexander Grishuk e sempre idolatrei o GM Magnus Carlsen que penso serem os dois jogadores mais fortes neste momento.

7ª Pergunta: Visto que és campeão nacional de sub20, procuras defender o teu título no último ano como jovens?

Claro que sim, seja contra quem for o objectivo tem de se manter o mesmo e se não o conseguir o mínimo que posso dizer é que tentei e que nunca desisti de lutar por esse objectivo.

8ª Pergunta: Qual é a tua opinião sobre o alargamento dos escalões jovens? Se concordas, até que idade aumentavas?
Não tinha pensado muito sobre essa hipótese e como tal não posso dizer que discordo totalmente mas para já não vejo nenhum motivo para se alargarem os escalões mais jovens pois o único escalão com poucos participantes é o sub-20 e penso que uma das hipóteses para se resolver a situação poderia ser a realização do campeonato em dias diferentes dos outros escalões e assim fazer-se um escalão aberto, onde qualquer jovem poderia participar e o vencedor seria o melhor jovem português.

9ª Pergunta: Quais as partidas (vitoria, empate ou derrota) que mais te marcaram nesta última época?
O empate com o GM Aleksa Strikovic foi sem dúvida um ponto alto que me marcou pois um empate na 1ª Divisão contra um jogador que na altura tinha 2559 foi sem dúvida uma barreira ultrapassada como jogador.

10ª Pergunta: Como jogador de Xadrez, como é que te defines?

Penso que me posso definir como um jogador de ataque e com dificuldades quando tem de se "agarrar à posição" e jogar para o empate, onde muitas das vezes faço erros que facilitam em muito o trabalho dos meus adversários e esse será um ponto a melhorar o mais rapidamente possível.

O GD Diana felicita o jogador e continuará a apoiá-lo tendo em conta os seus objectivos.

0 Comentários for this post