O Grupo Desportivo Diana esteve representado pelo jovem António Vasques actualmente a tirar o curso de Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo disputado na parte da manhã a prova individual na qual se apurou para a fase final e terminou num honroso 3º lugar atrás apenas do MI Rúben Pereira (2º classificado) e do MF Jorge Viterbo Ferreira (campeão nacional) e na prova colectiva sagrou-se campeão nacional.
Prova individual:
2º Rúben Pereira (Medicina Dentaria Lisboa) 8 pontos
![]() |
Rúben Pereira, Jorge Viterbo e António Vasques |
1º Universidade de Lisboa
2º AA Universidade do Minho "A"
3º Universidade do Porto
![]() |
Universidade Porto (azul), Universidade Lisboa (azul claro), Universidade do Minho (azul escuro) |
Este ano, o nosso clube contou com a presença do MF António Pereira dos Santos (2241) e nº 30 do ranking inicial, Miguel Silva (2107) nº 37 e José Ribeiro (2085) nº 40 à partida. Também Afonso Rodrigues (2174) e nº 32, do Clube TAP esteve presente.
O MF António Pereira dos Santos exibiu-se a um bom nível e se não fosse os pequenos pormenores nos momentos críticos das partidas, os famosos apuros de tempos, e este torneio tinha corrido às mil maravilhas! Nunca fraquejou contra adversários de menor cotação e deu sempre grande luta aos jogadores mais cotados do ranking que defrontou. Na 2ª sessão uma partida de enorme qualidade contra o ex GD Diana, GM Daniel Campora acabou em derrota e o mesmo contra o MI Lázaro Lorenzo de La Riva e MI Hipólito Asis Gargatagli. Mas nem tudo foi mau, um empate contra o GM Salvador Del Rio e vitória sobre o MI Daniel Esteban Forcen valeram-lhe um bom torneio e 4,5 pontos entre as 9 sessões disputadas finalizando na 30ª posição com um ganho de 6 pontos de elo! Podem consultar tudo aqui.
![]() |
MF António Santos, de azul. |
![]() |
José Ribeiro em primeiro plano. |
![]() |
Miguel Silva vs Afonso Rodrigues (duelo português) |
Como é habitual, no feriado de 1 de Dezembro disputou-se em Benfica o já célebre torneio e apelidado de "torneio mais forte de Lisboa", o Open de Benfica sendo este ano de 2012 a 15ª edição.
O nosso clube infelizmente não conseguiu estar presente com uma equipa mas estivemos representados pelo MN António Vasques que partia como 11º cabeça de série do torneio com um elo fide de semi-rápidas de 2211.
O mestre nacional do GD Diana acabou a prova em 10º lugar, ficando entre os prémios monetários, com 7 pontos em 9 possíveis apenas tendo perdido duas partidas para o MI Sérgio Rocha (2º classificado) e o MN Vítor Morais (24º classificado). Esta pontuação valeu-lhe ainda o primeiro lugar no seu escalão (sub20).
Poderão consultar todos os detalhes aqui.