XVIII Torneo Int. "Villa de Navalmoral" 2012
By GD Diana de Évora - Xadrez on terça-feira, dezembro 11, 2012
Filed Under:
Estivemos mais uma vez presentes em Navalmoral de la Mata, (Cáceres - Espanha) para participar neste torneio, que é por muitos considerado como o mais forte Open da Estremadura e um dos mais fortes que se realiza em Espanha no ritmo clássico. O torneio foi disputado de 5 a 9 de Dezembro, sendo jogado em rondas duplas a partir do segundo dia e contou com a presença de 29 titulados entre os 65 participantes.
Este ano, o nosso clube contou com a presença do MF António Pereira dos Santos (2241) e nº 30 do ranking inicial, Miguel Silva (2107) nº 37 e José Ribeiro (2085) nº 40 à partida. Também Afonso Rodrigues (2174) e nº 32, do Clube TAP esteve presente.
Este ano, o nosso clube contou com a presença do MF António Pereira dos Santos (2241) e nº 30 do ranking inicial, Miguel Silva (2107) nº 37 e José Ribeiro (2085) nº 40 à partida. Também Afonso Rodrigues (2174) e nº 32, do Clube TAP esteve presente.
O MF António Pereira dos Santos exibiu-se a um bom nível e se não fosse os pequenos pormenores nos momentos críticos das partidas, os famosos apuros de tempos, e este torneio tinha corrido às mil maravilhas! Nunca fraquejou contra adversários de menor cotação e deu sempre grande luta aos jogadores mais cotados do ranking que defrontou. Na 2ª sessão uma partida de enorme qualidade contra o ex GD Diana, GM Daniel Campora acabou em derrota e o mesmo contra o MI Lázaro Lorenzo de La Riva e MI Hipólito Asis Gargatagli. Mas nem tudo foi mau, um empate contra o GM Salvador Del Rio e vitória sobre o MI Daniel Esteban Forcen valeram-lhe um bom torneio e 4,5 pontos entre as 9 sessões disputadas finalizando na 30ª posição com um ganho de 6 pontos de elo! Podem consultar tudo aqui.
![]() |
MF António Santos, de azul. |
José Ribeiro voltou aos seus bons momentos e torneios após ter voltado à prática da modalidade em Setembro de 2011. Após ter perdido 100 pontos de ranking, parece que encontrou o caminho do sucesso e isto ficou demonstrado neste torneio. No seu estilo muito particular deu sempre muita luta aos titulados com que defrontou e não deu chance aos jogadores menos cotados.A segunda metade do torneio correu-lhe especialmente bem, tendo vencido três partidas consecutivas e quebrando a "mal a pata" que tinha contra Benjamin Romero Garcia (ex GD Diana) tendo vencido essa partida na 7ª sessão e quebrando o seu recorde de melhor vitória neste torneio, tendo batido o MI Lázaro Lorenzo de La Riva. Com 5 pontos finalizou no 22º posto e um ganho de 22 pontos de elo, voltando assim aos 2100 (2107!)! Também entrou nos prémios monetários tendo sido o melhor jogador sub2300 e melhor português! Podem visualizar aqui a sua performance.
Por outro lado, Miguel Silva teve um torneio bastante aquém das expectativas tendo em conta as os seus últimos desempenhos. Nunca convenceu contra os jogadores mais cotados e nunca fez grandes diferenças contra jogadores de menor calibre! Ao contrários dos restantes portugueses apenas defrontou um titulado e os resultados não foram agradáveis. No último dia com duas vitórias conseguiu minimizar as perdas, tendo acabado com 5 pontos no 27º lugar e uma perda de 4 pontos de elo fide! Também entrou nos prémios monetários, classificando-se como melhor sub2200. Visualizar aqui o seu desempenho.
Por último, Afonso Rodrigues fez um torneio bastante positivo com um Xadrez sempre muito "romântico" e activo! Enfrentou o nº 1 do torneio e nº 86 do mundo, GM Sergey Fedorchuk (2661) e ainda empatou com o GM ucraniano Ruslan Pogorelov. Infelizmente a falta de experiência a alto nível teve muito peso nos momentos cruciais e isso fez com que tivesse perdido duas partidas nas quais esteve sempre melhor contra o MF Iván Cabezas Ayala e MI Robert Aloma Vidal. No último dia, o desgaste físico fez com que tudo corresse ao contrário e acabou o torneio com duas derrotas e apenas 3,5 pontos no 45º lugar e uma perda de 11 pontos de elo. Verificar aqui.
![]() |
José Ribeiro em primeiro plano. |
![]() |
Miguel Silva vs Afonso Rodrigues (duelo português) |
Poderão visualizar os detalhes do torneio aqui.
Por outro lado, também está na página de Julio Felipe Generelo e do seu clube, um dos mais representados e importantes clubes de formaçao da Estremadura crónica ronda a ronda e fotos do evento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 Comentários for this post
Gracias amigos.