GD Diana Vice-Campeão Nacional de Rápidas 2012/2013

By Unknown on domingo, janeiro 06, 2013

Filed Under:

Decorreu ontem o 43º Campeonato Nacional de Partidas Rápidas, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), do Agrupamento de Escola D. Maria II e do Grupo de Xadrez de S. Marcos na Escola Secundária Gama Barros, Cacém.

Na parte da manhã disputou-se o Campeonato Nacional de Rápidas por Equipas, prova em que partíamos como campeões em título e principais candidatos por sermos nº 1 do ranking inicial. Infelizmente o nosso capitão e 2º tabuleiro, IM Luís Santos, não pode estar presente o que alterou um pouco a força da equipa e reduziu o número de alternativas.

O nosso clube apresentou duas equipas neste torneio, cada uma com objectivos diferentes mas principalmente o espírito de grupo foi bastante agradável. A equipa B era constituída por José Ribeiro, Imme Van Den Berg, Diogo Canavarro, Tomás Fartaria, Vítor Caeiro e Ana Santos - de destacar a estreia oficial do 3º e 4º tabuleiro desta equipa. Por outro lado a equipa A foi constituída pelo IM Paulo Dias, Miguel Silva, MF António Santos e MN António Vasques.  
O GD Diana B partia como 17º cabeça de série e acabou a prova em 19º lugar, fruto de +3 =1 -1 e 13,5 pontos no total de todos os tabuleiros.
O GD Diana A disputou o título até à última ronda com o FC Barreirense, equipa com a qual empatou 2-2 na 3ª sessão! Estas duas equipas acabaram empatadas com 22 pontos de tabuleiro no final do torneio mas a sorte sorriu ao FC Barreirense no desempate e assim sendo o nosso clube sagrou-se vice-campeão nacional! Destaque para o 100% de eficácia efectuado por António Vasques na sua estreia como GD Diana.
*Podem consultar aqui os detalhes da prova (apesar de algumas constituições de equipa ronda a ronda estarem erradas).

Na parte da tarde disputou-se o Campeonato Nacional de Rápidas Individual em que participaram os mesmos jogadores do clube à excepção de Imme Van Den Berg por não ter nacionalidade portuguesa. De salientar o facto que pela primeira vez este campeonato foi disputado em Sistema Suiço e não por séries (preliminares e final).
O IM Paulo Dias partia como nº 1 do ranking inicial no dia do seu aniversário mas dispunha de forte concorrência não só interna como também externa pela luta pelo título.
No decorrer das 13 sessões assistiram-se enormes surpresas nos resultados verificados mas no final a vitória sorriu ao IM Sérgio Rocha do FC Barreirense que assim fez a "dobradinha".
O melhor atleta do clube foi Miguel Silva com 9 pontos classificando-se no 9º lugar, seguindo-se do IM Paulo Dias com 8,5 pontos (13º lugar) e o MN António Vasques no 15º lugar com os mesmos pontos.
*Poderão verificar aqui todos os emparceiramentos e resultados como também classificação final completa.


O GD Diana congratula o GX São Marcos pela excelente iniciativa como também a Federação Portuguesa de Xadrez pela organização.

0 Comentários for this post