GD Diana vence 24º Memorial Dr. José Vareda - Marinha Grande 2013

By Unknown on segunda-feira, janeiro 28, 2013

Filed Under:

No passado Sábado, 26 de Janeiro de 2013, o Grupo Desportivo Diana esteve presente com uma equipa naquela que foi a 24ª edição do Memorial Dr. José Vareda organizada pela clube local Sport Operário Marinhense.
Por motivos pessoais entre o clube e a Federação Portuguesa de Xadrez esta prova deixou de ser simultaneamente o Campeonato Nacional de Semi-Rápidas por Equipas Absoluto, rompendo assim o protocolo que existiria até 2014 como afirma o clube que se situa na Marinha Grande. Apesar desta mudança, o torneio não perdeu importância no panorama nacional e é visto como o grande torneio português por equipas a seguir aos campeonatos nacionais - estes que só são mais importantes pelo título em si -, não só pelas equipas que competem ano após ano e pelos prémios monetários elevados para aquilo que tem existido em Portugal, mas também pela sua história.

O torneio foi jogado em Sistema Suíço de sete sessões com 20min KO por jogador em cada partida. Cada equipa era composta por quatro elementos (com opção de quatro suplentes que poderiam rodar partida a partida) e contava para a classificação final os pontos de tabuleiro, seguido do confronto directo desde que todas as equipas empatadas tenham jogado entre si e por fim a performance de todos os quatro tabuleiros como performance.

Relativamente aos últimos anos houve menos adesão por parte dos clubes, mas estiveram presentes sete das dez equipas que competem no escalão máximo do Xadrez Nacional - 1ª Divisão Fase Final. Das 10 equipas apenas faltaram o Clube TAP (Lisboa), Clube dos Galitos (Aveiro) e o campeão nacional AA Coimbra (Coimbra). O vencedor da anterior edição, o ACR Vale de Cambra, não pôde defender o seu título dado que acabou com o Xadrez de competição pelo que iríamos ter um novo vencedor em 2013! Pessoalmente falando, o GD Diana nunca tinha ganho esta competição e partia como 2º do ranking inicial apenas atrás do Grupo Desportivo Dias Ferreira que vinha reforçado com três espanhóis (dois deles titulados) e contava este ano com o MI Paulo Dias, MF António Pereira dos Santos, MN António Vasques e Miguel Silva para trazer pela primeira vez o título para o clube.

Nas duas sessões matinais, o GD Diana obteve duas vitória (0-4 perante o AX Bombarral /CCMB e 3-1 contra o CX Montemor/CTGA) e apenas o AX Gaia seguia com 100% de eficácia tendo ganho as oito partidas disputadas.
Após o almoço, antevia-se para a 3ª ronda o forte embate entre o GD Diana e o AX Gaia "A" que acabou com a vitória expressiva do clube eborense por 3,5-0,5 isolando-se assim na liderança do torneio. Após este resultado, toda a motivação ajudou o clube a nunca mais sair da primeira mesa e a perseguir o objectivo - ganhar o torneio! 
Na 4ª sessão enfrentámos a difícil equipa do CineClube de Torres Novas que vinha de dois empates contra equipas candidatas ao título na qual vencemos por 1-3. Na 5ª sessão, mais um grande passo rumo à conquista do torneio com uns expressivos 0,5-3,5 frente à ADRC Mata de Benfica!

Faltando apenas duas sessões para finalizar o torneio, enfrentávamos a equipa número um do ranking inicial em que uma vitória nos deixava perto da conquista. Após um match muito renhido, o mais renhido até a esta fase do torneio, a sorte acabou por sorrir ao nosso clube que venceu 2,5-1,5 e partia para a última sessão com 2,5 pontos a mais que o AX Gaia e o factor de ter ganho no confronto directo poderia ser importante em caso de empate.
Assim sendo, na última sessão bastava fazer 1,5 pontos pois mesmo a derrota frente ao FC Barreirense não nos tirava o título - e para isso acontecer também o AX Gaia teria de ganhar 4-0 contra a difícil equipa do GD Dias Ferreira -. E foi o que aconteceu, num match muito equilibrado Paulo Dias vence o MI Rui Dâmaso e Miguel Silva empata na última mesa fazendo assim os pontos necessários, infelizmente António Pereira dos Santos e António Vasques apesar de terem estado melhores durante a maior parte das suas partidas acabaram por perder  assim surgiu a primeira e única derrota nesta competição por 1,5 - 2,5.

Classificação final:
1º GD Diana - 21 pontos
2º AX Gaia - 19 pontos
3º FC Barreirense - 18 pontos
Poderão consultar aqui a classificação completa.

Miguel Silva, António Vasques, Paulo Dias e
António Pereira dos Santos.
Para verificar mais detalhes sobre a prestação do nosso clube siga este link, todos os detalhes sobre o torneio aqui.

0 Comentários for this post