Torneio Nacional de Mestres e de Honra 2013

By Unknown on terça-feira, junho 18, 2013

Filed Under:

Decorreu de 8 a 16 de Junho a 15ª edição do Torneio Nacional de Mestres e de Honra no Hotel Tivoli, Sintra. 
Os torneios foram jogados em sistema todos contra todos a 10 jogadores, sendo disputada uma sessão diária com um ritmo de 90min + 30s p/lance KO! Apenas os 20 melhores elos serão seleccionados, ficando os 10 primeiros no Torneio de Mestres e os restantes no Torneio de Honra.
Ambos os torneios com enorme importância no panorama nacional quer pelo seu historial como também por juntarem os jogadores mais fortes do top nacional, estiveram aquém das expectativas se olharmos para o passado a longo prazo mas melhor do que o ano passado e isso deve-se à falta de actividade dos melhores jogadores nacionais.

O Grupo Desportivo Diana fez-se representar por quatro atletas no total, tendo o MI Paulo Dias  (nº 1) e o MF António Pereira dos Santos (nº5) disputado o Torneio de Mestres enquanto que José Ribeiro (nº 2) e Miguel Silva (nº 3) disputaram o Torneio de Honra.

À 2ª sessão de ambos os torneios houve o duelo interno, tendo no Torneio de Mestres o MI Paulo Dias superado o MF António Pereira dos Santos e por outro lado registou-se um empate no Torneio de Honra.

Paulo Dias finalizou em 2º lugar, a meio ponto do vencedor do torneio MI Rui Dâmaso enquanto que o MF António Pereira dos Santos no 5º lugar depois de ter perdido as duas últimas sessões. Classificação final aqui.

Performance Paulo Dias (-7,4 rating fide)
Performance António Pereira dos Santos (+7,5 rating fide)
MI Rui Dâmaso, MI Paulo Dias, MN Luís Sousa Reis
(à esquerda o presidente da FPX)

Por outro lado, no Torneio de Honra a vitória sorriu ao atleta do GD Diana Miguel Silva que finalizou com 7 pontos em 9 possíveis não tendo sido derrotado e cedendo apenas quatro empates (três dos quais nas três últimas sessões quando já usufruía de uma vantagem de 1,5 pontos para o 2º lugar). Em 2º lugar ficou Nuno Guerreiro com 6,5 pontos seguido de José Ribeiro com 6 pontos do GD Diana também. Classificação aqui.

Performance Miguel Silva (+21,3 rating fide)
Performance José Ribeiro (-2,0 rating fide)
José Ribeiro, Miguel Silva e Nuno Guerreiro
(à esquerda o presidente da FPX)
Em suma os resultados foram positivos, tendo sido notado pelos nossos jogadores a falta de tabuleiro o que custou alguns desaires nas primeiras rondas.
De salientar, que o GD Diana esteve representado na reunião técnica da FPX no dia 10 de Junho de 2013 em Sintra por José Ribeiro, Paulo Dias e Miguel Silva!

Mais informações do torneio no facebook da Federação Portuguesa de Xadrez.




0 Comentários for this post