GD Diana faz-se representar no Campeonato Nacional de Jovens 2011/2012

By Unknown on segunda-feira, abril 02, 2012

Filed Under:

A edição dos Campeonatos Nacionais de Jovens decorreu de 25 a 29 de Março de 2012 em Torres Vedras no Hotel Golfmar e contou com uma comitiva do nosso clube de três atletas e cinco acompanhantes.


Raphael Lopes Cardoso que contou com a presença dos seus pais e irmão durante todo o campeonato estava inserido no escalão de sub10 e era o nº 46 do ranking inicial. Fazendo a sua estreia nos campeonatos nacionais de jovens pelo GD Diana e com um objectivo definido à partida, os nervos e a pressão que o jovem teve durante os jogos impediram-no de ter uma prestação melhor mas nunca é tarde para se melhorar!
Num escalão onde existiam 71 participantes, as primeiras rondas avizinhavam-se difíceis para o jovem eborense que possui-a um número no ranking inicial baixo. Nas primeiras 4 jornadas o nosso jogador ainda não sabia o que era pontuar mas teve a reacção esperada e ganhou todos os restantes jogos o que lhe levaria a fazer 3 pontos em 7 possíveis classificando-se em 50º lugar empatado num grupo que ia do 39º lugar até ao 56º. Detalhes aqui!


Por outro lado, Ana Santos contava com a experiência do seu pai António Pereira dos Santos e apoio da sua mãe jogava o escalão de sub18, o mais competitivo e forte à partida. Sendo o nº 21 do ranking inicial, numa tarefa complicada de lutar por um pódio feminino dado o imenso número de participantes femininos neste escalão, a filha do nosso mestre acabou por fazer 2,5 em 7 jogos fruto da sua falta de ritmo e tabuleiro que lhe levaram a desperdiçar muitos jogos ganhos. Em suma, a jogadora do GD Diana foi 5ª feminina e 27ª na classificação geral do torneio. Detalhes aqui!


Por fim, Miguel Silva disputando o seu último ano de campeonatos nacionais de jovens no escalão de sub20 era o nº 3 do ranking inicial entre 13 participantes. Cedo se percebeu que ia ser uma prova muito disputada e as surpresas não tardaram em aparecer, logo na 2ª sessão dois dos principais favoritos (António Vasques e Miguel Silva) perderiam 0,5 ponto e isolavam o ex-campeão nacional Hugo Lima Santos. Desde esta sessão Miguel Silva teve sempre 0,5 ponto a menos do líder da prova António Vasques fruto do seu empate na 3ª sessão enquanto o seu adversário venceria o nº 2 do ranking inicial.
O penúltimo dia do campeonato decidiria este escalão. Enfrentavam-se António Vasques e Miguel Silva na mesa 1, sabendo que se António ganhasse a partida ficaria com o título quase como certo. Numa partida emocionante e de muito ataque por parte do jovem do GD Diana, alguns erros acabam por lhe custar um empate muito sofrido nos últimos momentos da partida após um erro também do seu adversário.
Com 0,5 ponto a menos, restava esperar que o seu adversário perde-se pontos e isso aconteceu na penúltima sessão enquanto Miguel Silva ganhava ao nº 2 do ranking inicial e deixava-o fora da luta pelo título. Ambos os líderes da prova somaram vitórias na última sessão e foi necessário disputar-se um match de apuramento do campeão nacional de 2 partidas!
Miguel Silva que partia em 2º lugar para o match devido ao pior Bulchoz teria de fazer 1,5 em 2 jogos no mínimo para levar o título para Évora. 
Na 1ª partida, o atleta do GD Diana falha um ganho de uma peça e acaba por empatar a partida onde o mesmo iria acontecer na 2ª partida do match e desta forma, o atleta eborense ficaria em 2º lugar sem nenhuma derrota no torneio. Detalhes aqui!


O GD Diana congratula a Federação Portuguesa de Xadrez pela excelente organização e condições dada aos jogadores e felicita todos os intervenientes nesta festa do xadrez jovem nacional.


Podem visualizar as partidas, fotos e vídeos do campeonato aqui.

0 Comentários for this post