1º Torneio de Semi-Rápidas TAP e CBL 2012

By Unknown on quarta-feira, novembro 28, 2012

Filed Under:

O Clube TAP decidiu organizar um torneio para receber as suas mais recentes contratações para a época 2012/2013, aproveitando o facto de Nana Tsikarishvili e Tamuna Balkamishvili (ambas xadrezistas Georgianas), estarem a passar férias em Lisboa.
Para tal, contaram com o apoio do Centro de Bridge de Lisboa, que forneceu o espaço, da Associação de Xadrez de Lisboa (AXL) e ainda do Grupo Desportivo Diana que providenciou o material necessário para a realização do evento.

A prova foi disputada em Sistema Suiço de sete rondas, com 15 min de reflexão por jogador, e contou com a participação de 21 jogadores (com algumas desistências perto do início da prova).
O GD Diana esteve representado pelo MI Paulo Dias, pelo MN António Vasques e Miguel Silva.
O vencedor do torneio foi o MI António Fróis, da Academia de Xadrez de Gaia, tendo completado a prova com o pleno 7/7 pontos. Subiram também ao pódio o mais recente Mestre Nacional português António Vasques (2º lugar) ficando apenas a 1 ponto do vencedor, e também o MN Afonso Rodrigues, representando o clube organizador da prova (Clube TAP), com um total de 5 pontos. Miguel Silva terminou em 4º lugar com 4,5 pontos, e o MI Paulo Dias num modesto 13º lugar - ficando bastante aquém das expectativas - com apenas 3 pontos.


Performance de António Vasques;
Performance de Miguel Silva;
Performance de Paulo Dias.

A prova não teve quaisquer fins monetários envolvidos, tanto a nível de inscrições como de prémios, tendo ficado assim provado que não são necessárias grandes quantias para organizar um bom torneio com um leque de jogadores bastante acima da média, mas sim boa vontade por parte dos interessados e onde todos estes direccionam as suas atenções para um factor em comum: a paixão pelo Xadrez.
Com uma média de 2112 elo e a participação de dois Mestres Internacionais (António Fróis e Paulo Dias), um Mestre Fide (António Vítor) e quatro Mestres Nacionais (António Vasques, Afonso Rodrigues, Carlos Carneiro e Pedro Rego) entre muitos outros jogadores acima dos 1900 elo, o torneio teve grande adesão e acima de tudo, um grande ambiente e convívio.


Poderão consultar os detalhes do torneio aqui.

O Grupo Desportivo Diana felicita tanto o Clube TAP como o Centro de Bridge de Lisboa pela iniciativa.

0 Comentários for this post