39º Torneo Internacional La Roda

By Unknown on terça-feira, abril 10, 2012

Filed Under:

Esta edição organizada há 39 anos por André Martinez teve lugar de 4 a 8 de Abril, em La Roda, Albacete, Espanha e foram batidos todos os recordes do torneio. 208 participantes invadiram o torneio e fizeram desta forma com que fosse a edição com mais jogadores presentes provenientes de 17 países e com uma qualidade elevada (12 GM’s , 12 IM’s, 17 FM’s e 1 WFM). O GD Diana esteve representado por quatro atletas com resultados satisfatórios.

O GM
Ibragim Khamrakulov (nº 10 do ranking inicial) começou a prova demonstrando todo o seu enorme valor empatando com um dos favoritos à partida, Sergey Fedorchuk na 4ª sessão onde seguiu invicto até ao último dia. Enfrentando o jovem conceituado GM espanhol Iván Salgado López tinha a sua primeira derrota no torneio o que o arredava da vitória do mesmo. Após esse desaire, Khamrakulov tinha no último jogo contra o GM das Filipinas Joseph Sanchéz a última oportunidade de permanecer entre os prémios monetários (até ao 15º lugar da classificação geral) mas outra derrota verificou-se e acabou por ser um dia negro para o nosso 1º tabuleiro em Portugal. Uma performance de 2445 valeu-lhe o 36º lugar da classificação geral e a perda de 4,4 pontos de elo fide. Podem verificar aqui.

Por outro lado, o FM
António Pereira dos Santos (nº 37 do ranking inicial) mostrou toda a sua experiência ao vencer alguns jogos onde se encontrava com uma enorme diferença de tempo útil de jogo ao seu dispor em posições complicadas. À 3ª sessão enfrentando o depois consagrado vencedor do torneio, o IM Yusnel Bacallao Alonso teve a sua primeira derrota no torneio. Tal como Khamrakulov, o nosso seleccionador nacional após ter reagido com força à derrota na 3ª sessão voltou a pontuar até ao último dia onde perderia as duas partidas nesse dia o que fez com que descesse na classificação geral, terminando em 61º lugar resultado de 5 pontos e uma perda de 10,6 pontos de elo fide neste torneio com uma performance de 2244. Podem verificar aqui.

José Ribeiro
(nº 84 do ranking inicial) cedo provou estar de volta aos seus melhores resultados, com partidas dinâmicas e com vários conceitos estratégicos que lhe valeria à 4ª sessão a invencibilidade até ao momento tendo três empates com jovens MF's espanhóis. Na 5ª ronda teve a sua primeira derrota frente ao MF Alberto Chueca e o mesmo se viria a verificar na 6ª sessão com um jogador teoricamente mais fraco após ter largado peça quando se encontrava em vantagem. Nas três sessões restantes, conseguiu fazer 2,5 pontos terminando a prova com 5 pontos (2057 de performance) a ganhar 0,8 pontos elo fide no 83º posto da classificação geral (prejudicado pelo abandono da prova de dois dos seus adversários no desempate). Podem verificar aqui.

Miguel Silva (nº 107 do ranking inicial) provou estar numa fase consistente do seu jogo, onde em 9 jogos apenas perdeu um, logo na primeira sessão contra o IM José Carlos Ibarra Jerez de 2523 numa partida interessante em que a experiência dos grandes jogos valeu a vitória ao espanhol. Empates com três titulados e jogadores acima do seu elo e vitórias quando era considerado favorito valeu-lhe uma performance de 2202 no final do torneio (-1 , =5 , +3). Classificando-se no 50º lugar com 5,5 pontos no final do torneio com um ganho de 32,5 pontos de elo fide ainda trouxe para Portugal o prémio do melhor classificado com elo entre 1999 e 1801 (200 euros). Verificar aqui.

Em breve estarão disponíveis algumas fotos do torneio como partidas comentadas dos nossos jogadores presentes. Podem consultar aqui os detalhes de todas as sessões como a crónica feita pelo Club Ajedrez de Santa Isabel sobre o torneio.

0 Comentários for this post