Crónica da 7ª ronda - 1ª Divisão Fase de Apuramento 2011/2012

By Unknown on segunda-feira, abril 16, 2012

Filed Under:

Encerrou ontem a primeira edição do Campeonato Nacional de Equipas 2011/2012. O GD Diana inserido na 1ª Divisão - Fase Apuramento já tinha confirmada a passagem ao grupo que representará o escalão máximo do xadrez nacional, na próxima época, onde poderá lutar pelo título de campeão nacional.
Na 7ª sessão coube a deslocação até São João da Madeira para disputar o último jogo desta série. Numa ocasião em que o resultado era o menos importante, uma vez que os nossos adversários tinham já como certo matematicamente a descida de divisão. A nossa equipa acabou por fazer estrear neste campeonato o jovem sub10 Raphael Lopes Cardoso, oriundo dos escalões de formação provenientes da parceria  GDDiana/Artisport - Salesianos de Évora, a fim de ganhar alguma experiência neste tipo de competições e rotina neste ritmo de clássicas, demonstrando que a equipa procura assegurar e criar as bases para o futuro.
José Miguel Ribeiro, António Pereira dos Santos e Miguel Silva formaram o resto da quadra competitiva.

António Pereira dos Santos defrontando Stéphane Silva (MN) no 1º tabuleiro cedo conseguiu mais actividade mas em apuros de tempo uma decisão menos feliz, provou vir a custar o ponto, foi uma pena pois a partida teve praticamente um sentido, com as brancas muito cedo a ficarem remetidas a uma defesa passiva, que se tornou eficaz por uma má decisão do nosso António, que acabou por perder uma partida muito interessante.

José Ribeiro
 jogando uma das suas aberturas favoritas,  frente a Albino Silva, após um lance muito profundo mas decisivo acaba por deixar o seu adversário sem plano! Um golpe táctico no centro de tabuleiro que ganha material acaba por ser decisivo numa partida que o jogador do GDDiana controlou por completo.

Miguel Silva
 inovando quanto à escolha da abertura para evitar o repertório do seu adversário Cláudio Sá, acaba por ter uma decisão duvidosa no início da partida e fica em desvantagem. Numa partida muito atípica de ambos os lados, a sorte acaba por sorrir ao jovem de Évora num final em que está ligeiramente melhor, provando que a rodagem e a experiência desta época acaba por ser um dos factores que mais desequilibrou a balança.

Raphael Cardoso
 jogava na última mesa contra Alzira Silva e acabou por sair bem da abertura. Depois, a ânsia comum em todos os jovens de 10 anos de acabar o jogo o mais depressa possível acabou por lhe custar material mas dando sempre luta conseguiu tornar a desvantagem cada vez mais pequena. Uma boa partida do 
nosso jovem apesar da derrota!


Stéphane Silva 1-0 António Pereira dos Santos
José Ribeiro 1-0 Albino Silva
Cláudio Sá 0-1 Miguel Silva
Raphael Cardoso 0-1 Alzira Silva
TOTAL: 2-2


O Grupo Desportivo Diana agradece o apoio de todas as pessoas que tornaram possível o nosso desempenho neste campeonato e felicita também a equipa dos Galitos de Aveiro pelo 2º lugar alcançado e correspondente também a passagem ao grupo da I divisão que terá acesso a lutar pelo título em 2012/2013. 
Detalhes da prova aqui.

Estatísticas da equipa:

GM Ibragim Khamrakulov – 2/2 (100%)
GM António Fernandes – 1/1 (100%)
IM Luís Santos – 5/6 (83.3%)
FM António Pereira dos Santos – 4,5/7 (64.3%)
Enrique Gallardo Retortillo – 1/1 (100%)
José Ribeiro – 2/3 (66.7%)
Miguel Silva – 6/7 (85.7%)
Raphael Cardoso – 0/1 (0%)

0 Comentários for this post