1ª Divisão Fase de Apuramento 2011/2012 - Sinopse

By GD Diana de Évora - Xadrez on segunda-feira, abril 16, 2012

Filed Under:

Terminou no passado Domingo, dia 15 de Abril, a primeira fase da I Divisão de Xadrez, onde um grupo de 8 equipas lutou para objectivos distintos que se dividiam em três partes:
-> 2 lugares acesso à fase final da 1ª Divisão;
-> 2 lugares garantem a manutenção nesta fase;
-> 4 lugares dão a descida para a 2ª Divisão.


Restantes detalhes da prova
aqui.

Rk.Equipa12345678 Des 1  Des 2  Des 3 
1G D Diana * 442420021.5
2Clube dos Galitos 'A'0 * 317216.5
3GX Porto 'A'½ * 334417018.5
4NXV S. Cosme - Didáxis 'A' * 33415018.0
5AC Luis de Camões0111 * 43413014.0
6GX Alekhine 'A'110 * 3412013.0
7AEJ S. João da Madeira2½0½11 * 1007.5
8Palma e Arredores00000 * 603.0
Anotação:
Desempate 1: Pontos por Encontro (3 vitória, 2 empate, 1 derrota, 0 falta comparência)
Desempate 2: Confronto Directo entre as equipas empatadas com os mesmos pontos.
Desempate 3: Pontos de Tabuleiro.

A primeira conclusão que se poderá retirar após análise do quadro competitivo é que foi a série mais lutadora de todos os campeonatos. Entre 28 jogos disputados apenas um encontro terminou empatado e este teve lugar na última sessão do campeonato. Afinal ainda há quem tenha prazer por disputar uma partida de Xadrez!


A segunda conclusão é que uma prova com rondas duplas, deslocações aos fins de semana de mais de 600 km's, os preços correntes de combustíveis, alimentação e portagens deverá ser repensada pela próxima direcção da Federação Portuguesa de Xadrez.
Nós pensamos que se deve adequar esta fase a moldes que possam ser comportáveis para todas equipas, dado que sem delimitações geográficas e mantendo a actual regulamentação da prova poderemos vir a ter num futuro próximo equipas do Algarve, do Minho e dos Açores!!

Falando de todos as equipas com respeito e partilhando a nossa leitura pessoal, faremos a nossa abordagem do campeonato equipa a equipa ...


1 - G. D. Diana de Évora (A confirmação)

O claro favorito antes do início da prova, era o único clube que apresentava argumentos a nível de jogadores titulados para poder ser favorito em todos os encontros que se irião disputar. A base da equipa assentou nos experientes IM Luís Santos, FM António Pereira dos Santos e no jovem Miguel Silva, com a introdução em alguns encontros de um dos GM's da equipa o espanhol Ibragim Khamrakulov ou o luso António Fernandes, sendo que José Ribeiro permitia completar a equipa.
A classificação poderia ter sido diferente, dado que logo da primeira jornada num encontro difícil contra o GX Alekhine o nosso clube teve o match empatado, bem como no encontro disputado com o NXVSC - Didáxis. A experiência dos atletas e a sorte que sempre faz parte em alguns encontros permitiu um campeonato muito competente e sério da primeira à última jornada, já cumprida em jeito de celebração e descompressão.

2 - Clube dos Galitos "A" (A surpresa)
Trata-se de um projecto com alguns anos mas ainda sim poucos, com a clara aposta em jovens que é sempre uma mais valia para o Xadrez nacional. Faz parte desta equipa jovens como o 1º sub14 do ranking nacional Henrique Aguiar, o sempre combativo sub16 João Andias e o difícil João Valente.
Gustavo Pires e Francisco Castro, os seniores da equipa, demonstraram estar à altura dos acontecimentos nas primeiras mesas o que garantiu a subida ao Clube dos Galitos. 
Com um apetite competitivo muito elevado, nem sempre puderam alinhar na máxima força devido ao calendário de rondas duplas e alguns incidentes pessoais mas com alguma fortuna e competência garantiram um lugar que à partida não parecia possível, dado que três equipas do grupo teoricamente eram superiores (GD Diana, GX Alekhine e GX Porto).

3 - G. X. do Porto "A" (A incógnita)
Este clube de longa tradição no Xadrez nacional que parecia arredado da divisão, com uma repescagem face à desistência de outra equipa voltou a integrar o quadro competitivo da I Divisão.  
É verdade que conseguiu mais pontos de tabuleiro que o 2º classificado Galitos de Aveiro mas ficaram um lugar abaixo dos mesmo devido a terem perdido o encontro disputado por ambos. Uma equipa sólida que alcança um terceiro lugar  que lhe assenta com justiça, pese embora saiba claramente a pouco.

4 - N. X. V. S. C. - Didáxis "A" (A juventude)
Um raro exemplo de um projecto que começa com a entrega e o esforço de uma pessoa, o professor Mário Oliveira
O professor Mário conseguiu fazer com que o NXVSC - Didáxis fosse um exemplo de formação a um nível de competição e pré-alta competição onde despontam vários jovens valores para o Xadrez nacional, entre eles Luís Silva, Bruno Gomes e Maria Inês Oliveira, entre outros ... Daqui a uns anos certamente terão a hipótese de competir no escalão máximo do xadrez nacional!

5 - A. C. Luís de Camões (A amizade)
Uma equipa que fez o favor de disponibilizar as suas instalações para o nosso clube disputar os jogos em casa, sempre com atenção aos pormenores por parte do seu director Manuel Duque e onde é um gosto jogar xadrez.
Lamentamos o facto  de que quase nunca tenha alinhado na máxima força devido ao calendário de rondas duplas e motivos pessoais fortes que os seus jogadores tiveram em dias de jogos.

6 - G. X. Alekhine "A" (A desilusão)

Um clube com enorme renome no Xadrez nacional, um dos mais antigos e que que dá mais participantes à modalidade. Uma falta de comparência em Lisboa que não se consegue compreender e apenas três vitórias é claramente pouco para os pergaminhos e aspirações de um clube com muita qualidade no seu grupo de jogadores.
Não se percebe se mais uma vez as rondas duplas ou as deslocações não tiveram um peso excessivo na apresentação e estado da equipa.

7 - A. E. J. São João da Madeira (A simpatia)

Mais um projecto de base formativa liderado por Albino Silva e com o MN Stéphane Silva.
Uma cidade com muita oferta para os jovens, onde o gosto pela modalidade e a amizade imperam! Um excelente exemplo de simpatia, "carolice" no bom sentido e simplicidade, que muito nos deu gosto de conhecer.

8 - Palma e Arredores (O regresso)

Com a adopção do modelo de competição casa/fora e com a saída na época passada de um dos melhores valores das suas fornadas de formação Pedro Rego, este projecto liderado por Lucília Coimbra assentaria na capacidade de superação da WIM Margarida Coimbra e do jovem valor David Cadeirinhas dado que César Rodrigues anda afastado do Xadrez. Lutaram com armas desiguais frente a equipas mais completas e sólidas.
Aguardar-se-à o seu regresso à I Divisão. 

Aproveitamos para agradecer à A.C. Luís de Camões pela sua hospitalidade, assim como a todas as equipas que nos receberam, aproveitando para desafiar o vosso comentário ...


JMR

3 Comentários for this post

Anónimo

Parabéns ao Diana pelo seu regresso merecido à 1ªDivisão e a todos os que tornaram isto possível :)

MM

Posted on 16 de abril de 2012 às 22:10  
Anónimo

Parabéns também aos jogadores deste inagualável clube pelos seus resultados, e principalmente ao jovem Miguel Silva que por ser a sua primeira época no Diana nao o deixou pressionado nem inferiorizado perante os seus colegas de equipa e contabilizou 6 vitórias em 7 possiveis :D

Felicidades a todos e uma 1ªdivisao tao boa ou melhor que esta.

MM

Posted on 16 de abril de 2012 às 22:12  
Anónimo

Parabéns ao histórico Diana, pelo regresso à primeira divisão!

Os parabéns ao José Ribeiro por ter pegado no Diana e devolvido ao local que merece, a 1ª Divisão!

Os parabéns a todos os jogadores pelo feito, principalmente ao meu amigo Miguel SIlva, pela grande evolução e os resultados que tem conseguido!

Para finalizar os meus parabéns pelo excelente site quer em termos gráficos, como em termos de crónicas.

O meu muito obrigado pelo mencionamento do meu nome e de forma positiva :p

Continuação de um bom trabalho!

Abraço
Pedro Rego

Posted on 18 de abril de 2012 às 22:06