António Fernandes campeão nacional de semi-rápidas 2011/2012

By Unknown on domingo, setembro 23, 2012

Filed Under:

O III Open Internacional de Xadrez de Pampilhosa da Serra realizou-se no dia 22 de Setembro, este torneio que era também o XXXIII Campeonato Nacional Individual de Semi-Rápidas 2011/2012. O campeão em título era o GM Luís Galego.

À partida, os grandes favoritos à vitória do título nacional baseavam-se no GM Luís Galego (ACR Vale de Cambra), GM António Fernandes (GD Diana), IM Sérgio Rocha e Rui Dâmaso (FC Barreirense). Por outro lado a inclusão do GM Júlio Granda Zuniga (Perú), GM Kevin Spragget (Canadá - AA Coimbra) e os restantes três cubanos faziam adivinhar um torneio bastante competitivo na liderança, havendo sempre outros jogadores com hipóteses para surpreender.


A forte adesão ao Open da Pampilhosa da Serra foi de notar com a presença de 146 jogadores de diversas idades e nações, fazendo da vila da Pampilhosa uma verdadeira festa do Xadrez.

O grande favorito e número um do ranking inicial, GM Júlio Granda Zuniga, foi o vencedor do torneio com uns fantásticos 8 em 9 cedendo apenas dois empates para o GM Luís Galego (4º lugar - 7 pontos) e para o 2º classificado do torneio FM Orlen Sanchéz Ruiz de cuba. O terceiro classificado foi o GM António Fernandes do GD Diana com 7,5 pontos, os mesmos que o segundo classificado.



A nível nacional, o vencedor consequentemente era encontrado através do melhor classificado português na classificação geral. Assim sendo, o GM António Fernandes sagrou-se campeão mais uma vez na sua terra juntando este título ao de rápidas alcançado em Figueiró dos Vinhos. O segundo classificado foi o GM Luís Galego e em terceiro lugar o IM Sérgio Rocha.


Colectivamente, o nosso clube conquistou o terceiro lugar por equipas atrás do CX Freguesia da Pampilhosa e do FC Barreirense, primeiro e segundo respectivamente. Para tal contámos com os seguintes jogadores, tendo contabilizado apenas os quatro melhores:
GM António Fernandes - 7.5 pontos (3º classificado - campeão nacional)

Miguel Silva - 6,5 pontos (11º classificado - 1º sub20)
FM António Pereira dos Santos - 6 pontos (18º classificado)
Isabel Pereira dos Santos - 4.5 pontos (81º classificado)
Ana Pereira dos Santos - 3 pontos (118º classificado)


O clube felicita os atletas que contribuíram para este novo êxito nesta época bastante satisfatória onde foram atingidos com sucesso todos os objectivos. 


Poderão consultar os detalhes da prova aqui e também informamos a partir da Federação Portuguesa de Xadrez que este será o primeiro torneio que contará para elo fide de semi-rápidas.

1 Comentários for this post

Anónimo

Parabéns ao GM António Fernandes pelo titulo bem como organização do evento!

Abraço e saudações!

Pedro Rego

Posted on 25 de setembro de 2012 às 02:57