António Fernandes vice-campeão nacional absoluto!!

By Unknown on domingo, agosto 12, 2012

Filed Under:

Decorreu de 4 a 12 de Agosto de 2012 na Pampilhosa, cidade natal do nosso GM António Fernandes, a Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto 2011/2012 sendo o campeonato logisticamente melhor organizado pela organização e a FPX nos último tempos. 
Este campeonato foi jogado em sistema todos contra todos a dez jogadores havendo apenas um jogo diário, perfazendo assim 9 sessões onde se apura o campeão. Caso haja um empate, tanto na sua partida como a nível pontual, ocorrerá posteriormente um match de desempate de quatro partidas numa data ainda a divulgar. O sistema de jogo será 1h30min +30s p/lance e aos 40 lances + 30min para cada jogador.

O nosso clube terá como grande representante o GM António Fernandes, que jogando em casa terá toda a motivação de juntar ao título nacional de rápidas 2011/2012 o décimo terceiro título de campeão nacional absoluto de clássicas onde igualará o recordista MI Joaquim Durão. Para isso terá de contar com a oposição do outro GM e número um português Luís Galego (ACR Vale de Cambra), do quarteto participante na 1ª Divisão do FC Barreirense, do MN Carlos Carneiro (Juventude do Lavradio), Hugo Lima Santos (AX Mamede Diogo), Nuno Guerreiro (ADRC Mata de Benfica) e Pedro Neves (Montemor-O-Velho).

De notar a ausência do campeão nacional absoluto Paulo Dias e do vice-campeão José Padeiro.

Passados estes nove dias de grandes emoções, um início com alguns baixos impediram o nosso atleta de ganhar este campeonato. À 4ª sessão já levava 2 pontos a menos que o líder da prova GM Luís Galego, o que vai a tornar-se fundamental pois mesmo com a vitória directa do nosso atleta o nº 1 poruguês continuou na liderança e sagrou-se campeão nacional absoluto.
O GM António Fernandes foi então vice-campeão absoluto 2011/2012 com 6,5 pontos fruto de +5 -1 =3, tendo ganho 5 pontos de elo fide que o traz de volta à barreira dos 2400 na lista de Setembro 2012 resultante da sua performance de 2426.


O nosso clube endereça assim os parabéns pelo título ao nosso Grande Mestre!!!! 


Poderão consultar todos os detalhes da prova aqui. As partidas também podem ser visualizadas neste link.

1 Comentários for this post

Silvana

A ausência do vice-campeão deve-se a esta notícia no site da FPX:
"Decorre em Atenas, Grécia, de 1 a 16 de Agosto, o Campeonato do Mundo Júnior sub-20, estando Portugal representando pelo António Vasques e pelo José Padeiro como treinador."

Posted on 2 de agosto de 2012 às 17:29